Uncategorized

Mouse MX Master 3 no Linux – Software eficiente!

Muitos Dev’s, Designer’s (mais estes) conhecem bem o mouse MX Master 3 da Logitech. Ele leva o título de melhor mouse do mundo para produtividade. Eu comprei meu primeiro Mouse dessa família, na versão 3, não tinha tido nem aquela vontade nem aquela promoção boa pra comprar ele.

No entanto, quando minha vida definitivamente virou para o tão sonhado Home-office. Uma realidade que se tornou para a maior parte dos Devs e galera de TI hoje depois da pandemia o investimento em Equipamentos aumentou consideravelmente. Então eu aposto que muita gente resolveu comprar esse mouse.

Resultado google trends

A Logitech técnicamente usa o Slogan de que o mouse é compatível com Mac, Windows e Linux. Isso é verdade mas ela não faz o Software de gerenciamento do MX Master para Linux. Só faz com que os botões configurados de Fábrica sejam reconhecidos com seus devidos comandos. Isso já é muito bom no sentido de produtividade e compatibilidade mas é até covardia o que você pode fazer com esse mouse em termos de configurações e personalizações no Windows e Mac e não ter isso de fábrica no Linux.

Para resolver este problema, muita gente se moveu de tanta que é a paixão por esse mouse no meio Dev e criou versões alterativas para solucionar o problema. De início, quando comprei e me deparei com esse problema em meu Fedora e PopOS (uso os dois) fui primeiro buscar uma solução e o que eu encontrei?

PIPER – (https://github.com/libratbag/piper)

É bom e também precisa do “RatBag Library” para funcionar bem e reconhecer seu Mouse (https://github.com/libratbag/libratbag). Ele funciona melhor em Distros baseadas em Debian como o Ubuntu, Mint e outros. Eu tentei instalar ela no meu Fedora que também tem versões pra ele mas nunca funcionou bem, perdia as configurações e não sei porque pois não me dei ao trabalho de Mapear o problema mas consumia memória á rodo. No final exorcisei ele da máquina. Nem tentei em Debian ainda (vale à pena vc tentar ai no seu).

Piper – Primeira opção

LOGIOPS – https://github.com/PixlOne/logiops

Olha. Esse cara aí foi o primeiro que funciona em qualquer máquina. Mas é na munheca mesmo…Pode se preparar pra “programar” ou trabalhar usando a linguagem de configuração nativa dele na sua máquina. Mas não é uma coisa complexa mas não vou mentir, leva tempo mesmo para aprender.

Eu conhecí esse Software e posso indicar até um vídeo onde tem muitos comentários trocados entre mim o dono do canal e outro usuário onde compartilhamos os problemas e as soluções para esse cara aí. Teve o mesmo comportamento tanto no Fedora quando no PopOS. Sendo que no PoPOS eu achei o retorno mais eficiente em relação a inicializar ele com o sistema por padrão. Ele apresenta alguns problemas frequentes com isso, pelo menos na versão que tinha utilizado até então (v0.2.2). Mas ele é bom só dá trabalho e você vai precisar usar terminal, mexer e editar arquivos e salvar eles no Sistema. Então se prepara pra ser feliz (no final é claro:)_

Vídeo citado onde troco bastante idéia sobre o problema com o dono do canal, o Garcia. Aliás, prata fina de mesa o cara.

CEREJA DO BOLO AH! SEMPRE TEM!

Hoje, por acaso eu queria poder usar o mouse com dois notebooks (PoPOS e FEDORA34) ao mesmo tempo e foi a primeira vez que queria fazer isso. Então percebi que isso não era possível porque você pode usar o mouse automaticamente entre os dois monitores no Mac e Windows. Inclusive mover arquivos de um micro pra outro com esse mouse, o bicho é do Baralho mesmo amigo. Altos mouse. Mas o Linux isso não acontece 😦

Mas pesquisando encontrei um programa que na data desse post se tornou o melhor programa pro Mouse Logitech MX Master (pelo menos o 3) no Linux que eu já ví até o momento que permite inclusive que você consiga fazer a mudança do mouse de um PC pro outro sem ter de ficar mudando no botão físico em baixo do mouse, só com o Software mesmo. Dentro todas as outras coisas que os outros ou não fazem ou fazem mal e fazem com 20 linhas de código no mínimo. E o nome dele é…

SOLAAR

Esse aí em cima é o painel dele. Se o seu mouse estiver sincronizado ele acha na hora. Mostra a carga da bateria (real) que o mouse está no momento, porque nos S.O’s eles não fazem a leitura real e correta da bateria desse mouse. Ele controle tudo do mouse. Frequência, rolagem do scroll magnéticom quantidade de DPI, qual tecla e gesto você vai usar pra aumentar ou diminuír esse DPI entre muitas outras coisas. E ali no final você consegue ver em “Change Host”, você consegue mudar o S.O. Ali está o meu fedora, se eu clicar ali vai aparecer 3 opções e os Sistemas conectados ou mouse e com isso você escolha o outro e pronto, tá feito, funcionando perfeitamente aqui entre o PoPOS de um notebook com o Fedora 34 do outro. E o maior detalhe de todos. Você não precisa ficar com ele aberto, pode fechar ele que as configurações ficam registradas e salvas.

Uma outra vantagem pra quem quer ir mais à fundo é que o Solaar também possui assim como o Logiops a opção de se implementar configurações detalhadas e personalizadas com o “Rule Editor”. Aquele botão no final da tela anterior que leva pra essa tela abaixo onde você poderá criar a configurar tudo que quizer extendendo ainda mais as opções dele. Incluíndo personalizações por programas para todos os botões. É um App completão pro MX Master que faz com que você no Linux fique tão satisfeito quanto no Windows.

Eu consegui baixar esse aplicativo na loja do PopOS portanto muito provavelmente no seu Ubuntu vai rolar também. No caso do Fedora não apareceu na loja mas bastou eu fazer uma busca no repositório do DNF “search dnf solaar” no terminal que ele apareceu. Na verdade, se o seu Fedora estiver atualizado basta já mandar instalar com “sudo dnf install solaar” que ele já instala pra você e o bom do Fedora é que ao contrário das distros base Debian ele instala todos os pacotes de dependências junto com o Solaar e o que ele precisa dai é só saír usando.

Enfim. Pra um post que iria falar só do Solaar como dica principal acabei me extendendo mas achei legal compartilhar a experiência de forma resumida pra você que está lendo ele. Depois de gastar uma grana num mouse top que nem esse pra aumentar sua produtividade, vale muito à pena conhecer esse Aplicativo. O único que usei que não dá pal hora nenhuma, e funciona todas as opções.

No mais é isso pessoal. Espero que tenha sido útil este post e que vocês possam aproveitar ao máximo esse mouse que é fantástico.

Grande abraço e até!

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s